Análise de ferramentas de ids (intrusion detection system)
Alisson Ferreira ¹
¹ Acadêmico da disciplina de Segurança de Sistemas do Curso de Sistemas de Informação
Resumo: Pensando em detectar e impedir o acesso indevido de seus sistemas este artigo irá abordar as formas de se defender de uma invasão propriamente dita, utilizando-se de uma ferramenta chamada IDS (Intrusion Detection System), que pode ser utilizado em qualquer sistema para rede, além de ser de fácil utilização em redes locais e servidores web, também pode ser acessado remotamente pelo administrador.
INTRODUÇÃO
Para impedir a invasão de servidores e até simples computadores pessoais deve se utilizar de ferramentas eficazes. Um exemplo de ferramenta mais utilizada é o IDS e com isso será explicado a Detecção e Invasão utilizando essa ferramenta de defesa de sistemas. O objetivo deste artigo será apresentado uma introdução à utilização da ferramenta IDS, assim como seu funcionamento.
Existem diversas ferramentas que contribuem significativamente para melhoria da segurança de uma rede, tais como: a criptografia, que estabelece um nível de proteção para dados, o uso de Firewalls estabelecem uma lógica na entrada e saída da rede controlando o tráfego a nível de pacotes, a VPN que cria um túnel criptografado entre 2 pontos de rede, dentre outros.
1. IDS – INTRUSION DETECTION SYSTEM
A detecção de invasão é necessária na maioria de servidores e para redes de trabalho, esta função é feira por um tipo de ferramenta chamada IDS (Intrusion Detection System). O IDS é ferramenta utilizada para detectar e impedir a invasão ou ameaças na rede em tempo real, e utiliza-se de técnicas como controle de tráfego, filtros, rotinas de backup, etc (LIMA, 2005).
As ferramentas de detecção de intrusão bem como os Honeypot s, não são ferramentas criadas para a prevenção e correção de ataques como um firewall ou mesmo um antivírus ao qual detecta trata e assegura-se de que o atacante não possa