"A coesão textual" resumo topicalizado
* São sete fatores que fazem com que um texto seja um texto: Coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, Intertextualidade, intencionalidade, e aceitabilidade, o livro "A coesão textual", minuncia a coesão e recursos coesivos que estruturam com qualidade e clareza um texto.
Coesão textual: conceito e mecanismos
* A coesão confere às relações textuais entre elementos de referência ou remissão anáfora e catáfora. Quando há dependência transfrástica. * A coesão textual é composta por alguns mecanismos como: * Oposição ou contraste. * Finalidade ou meta. * Consequência. * Localização temporal. * Explicação ou justificativa. * Adição de argumentos ou ideias.
* A cada ocorrência de um recurso coesivo no texto, denominam "laço ou elo coesivo". * Os principais fatores de coesão são a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical. * A coesão concerne ao modo como os componentes da superfície encontram-se conectados entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical. * Ainda existem textos desprovidos de recursos coesivos, mas nos quais a continuidade se dá ao nível do sentido e não ao nível das inter-relações. Entretanto há textos em que ocorrem "um sequenciamento coesivo de fatos isolados que permanecem isolados, e com isto não tem condições de formar uma textura. * Tais afirmações levam a considerar noções diferentes para "coesão e coerência". * A coerência diz respeito ao modo como os componentes do universo textual são mutuamente acessíveis e relevantes entre si em configuração de sentido. É responsável pela continuidade dos sentido no texto e é resultado de vários fatores de ordem linguística, cognitiva e interacional. * O uso de elementos coesivos, dá ao texto maior legibilidade, expondo os tipos de relações entre os elementos textuais. * Mecanismos * Referência ( pessoal,