Governança corporativa
A Governança Corporativa teve seu inicio nos Estados Unidos e Inglaterra por volta da década de 80, no momento em que grandes investidores passaram a divergir dos métodos irregulares de controles de gestão que algumas corporações eram submetidas, fazendo com que os seus acionistas fossem prejudicados, a partir daí: essa idéia de gerência corporativa se expandiu para o resto do mundo.
Objetivo Mostar que a Governança Corporativa aliada a um bom, lucrativo e bem administrado negócio é fator de geração e agregação de valor para as empresas desde que tenham também: auditoria independente interna ou externa como instrumentos independentes de fiscalização de normas e procedimentos internos e externos.
1. O que é governança corporativa Governança Corporativa vem da expressão inglesa “corporate governence”, que significa governar, dirigir ou guiar. De acordo com a organização para cooperação e desenvolvimento, determinando assim a governança é definida como conjunto de relação entre a administração, seus acionistas e dentre outras partes interessadas.
1.2 Qual a definição de Governança Corporativa
Trata-se de uma área econômica que visa investigar de uma forma que garanta ainda assim uma gestão eficiente na empresa.
A especialização da estrutura da Governança Corporativa é distribuir os direitos e responsabilidades ao longo dos diferentes participantes na empresa:
Conselho de administração
Gestores
Acionistas
Outros intervenientes.
1.3 Governança Corporativa e sua importância na gestão das organizações
Segundo as Boas Práticas de Governança Corporativa a gestão está relacionada ao sucesso de uma organização, e esta por sua vez tem uma relação com seus acionistas e demais partes interessadas, sendo eles seus: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, dentre outros, como elementos fundamentais para geração de valor.
A sua essência se baseia em um mecanismo para solucionar conflito de agência, que são decorrente