Relatório quimica - 01
Título: Balanceamento de uma reação química a partir de dados de titulação Equipe: Jorge Eduardo Gomes Santana (11/0032551) Murilo Alves Garcia de Melo (11/0037499)
Resumo: Esta experiência visa introduzir e contextualizar balanceamentos de reações químicas por meio de dados de titulação. Será apresentado o processo pelo qual meios ácidos ou básicos, quando adicionado seu oposto, passam, com mudança de cor, pH, etc. Também será apresentado algumas curiosidades sobre titulação, como o efeito que alguns indicadores, não usados no experimento, tem quando colocados em meio ácido ou básico.
Introdução: Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico, de fórmula HCl: HCl H+ + Cl – Muitos anos mais tarde, em 1923, Bronsted e Lowry propuseram a ideia de que ácido é uma substância que pode ceder prótons (íons H+). Esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius. A teoria de Bronsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas; as duas teorias são muito parecidas na definição de ácido, mas a de BronstedLowry é muito mais geral. Lewis em 1923 ampliou ainda mais a definição de ácidos, teoria que não obteve repercussão até alguns anos mais tarde. Segundo a teoria de Lewis um ácido é aquela espécie química que, em qualquer meio, pode aceitar um par de elétrons . Desta forma incluemse substâncias que se comportam como ácidos, mas não cumprem a definição de Bronsted e Lowry, sendo denominadas ácidos de Lewis. Visto que o próton, segundo esta definição, é um ácido de Lewis (tem vazio o orbital1s, onde pode alojarse o par de elétrons), podese afirmar que todos os ácidos de Bronsted Lowry são ácidos de Lewis, e todos os ácidos de Arrhenius são de BronstedLowry. Segundo Arrhenius, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons