A coesão sequencial.
CENTRO DE HUMANIDADES-CH
UNIDADE ACADEMICA DE LETRAS- UAL
DISCIPLINA: Português III.
PROFESSOR: Washington Farias.
Alunas: Lucilene Fernandes Teixeira da silva
Stella Soares.
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
A COESÃO SEQUENCIAL.
1. A Coesão Sequencial: Diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem,entre segmentos do texto (enunciados,partes de enunciados,parágrafos e mesmo sequencias textuais).
2. A Progressão Textual pode fazer-se com ou sem elementos recorrentes. CASTILHO (1988) fala em “rematização frástica” “informar, emitir sinais verbais, fazer compreender”. “Rematização parafrástica” Alterar o sentido daí poder-se falar também em sequeciação frástica (sem procedimentos de recorrência).
3. Sequenciação Parafrástica: (faltando não consegui fazer).
4. Recorrência de termos: (Reiteração de um mesmo item lexical) Não existe uma identidade total de sentido entre os elementos recorrentes, ou seja, cada um deles traz consigo novas instruções de sentido que são acrescentadas ás do termo anterior. Ex: O trem corria,corria,corria...
5. Recorrência de estruturas- Paralelismo Sintático: A progressão se faz utilizando-se as mesmas estruturas sintáticas, preenchidas com itens lexicais diferentes. Ex: Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques tem mais vida, Nossa vida mais amores.
6. Recorrência de Conteúdos Semânticos- Paráfrase: Há recorrência de estruturas sintáticas preenchidas com elementos lexicais diferentes, veiculadoras, portanto, de conteúdos semânticos diversificados. Como na recorrência de termos, que, a cada reapresentação do conteúdo, ele sofre alguma alteração, que pode consistir, muitas vezes, em ajustamento, reformulação, desenvolvimento, Cada língua possui uma série de expressões linguísticas introdutórias de paráfrases. Ex: Em todo enunciado, fala-se de um determinado estado de coisas de uma determinada maneira: Isto é, ao lado daquilo que