coerencia coesao progressao textual
Progressão textual
Coesão Textual
É a ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto.Há dois tipos principais de mecanismos de coesão:
1. A retomada de termos,expressões ou frases já ditas ou sua antecipação;
2. O encadeamento de segmentos de texto; Coesão Textual
Todos os termos que servem para retomar outros são chamados anafóricos. Quando esses termos antecipam,anunciam outros
(por exemplo; meu pai disse isso: vá deitar cedo,isto antecipa vá deitar cedo),são denominados catafóricos.
São anafóricos e/ou catafóricos os pronomes demonstrativos
(estes,esse,aquele),os pronomes relativos(que,o qual,cujo,onde)certos advérbios e locuções adverbiais (nesse momento,então,lá...) e os verbos ser e fazer,o artigo definido,o pronome pessoal de
3ª pessoa (ele/ela; o/a; lhe) .
Coesão Textual
Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior,ele o abandonara,mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário:era tudo que sabíamos dele.
O professor era grande e silencioso,de ombros contraídos. O possessivo seu e o pronome pessoal reto de 3ª pessoa ele antecipam a expressão o professor,ou seja,são catafóricos.O pronome pessoal oblíquo o retoma a expressão seu trabalho anterior.É um anafórico.
Coesão Textual
Quando um elemento anafórico está empregado num contexto tal que pode referir-se a dois termos antecedentes distintos, isso rompe a coesão e, por conseguinte, provoca ambiguidade. É preciso que o leitor ou o ouvinte perceba bem que a palavra é retomada com o anafórico. Na frase O famoso jornalista desentendeu-se com o jornal por causa de sua campanha a favor do presidente, o termo sua pode referir-se tanto a famoso jornalista quanto a jornal.
Para evitar ambiguidade, redige-se a frase de outro modo: A campanha do famoso jornalista em favor do presidente levou-o ao desentendimento com o jornal. Coesão Textual
B) Retomada por palavra lexical
(substantivos, verbos, adjetivos)
Nesse caso, pode-se