Clostidium Perfringens
Bactéria transimitida pela ingestão de alimentos contaminados por solo ou fezes sob condições que permitam a multiplicação do agente. A maioria das causas está associada a carnes aquecidas ou reaquecidas inadequadamente como carnes cozidas, molhos com carne ou frango.
É caracterizada por início inesperado de cólica abdominal, acompanhada de diarreia; naúsea é comum mais vômitos e febre geralmente estão ausentes.Dura em torno de 24 horas, em idosos ou enfermos pode durar até 2 semanas.
Essa doença é produzida pela formação de toxinas no organismo e seu período de incubação é de 6 a 24 horas, em geral, de 10-12 horas.
Os alimentos associados são carnes e outros produtos e molhos à base de carne são os mais frequentemente implicados. Contudo, a causa real de intoxicação alimentar é a inadequação de temperaturas no preparo dos alimentos.
Clotridium Botulinum
Pode ser encontrada no solo e em água não tratada. Essa Bactéria produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como alimentos em conserva, enlatados que são mais contaminados pela bactéria e tambem tem os vegetais em conservas caseiras , carne de porco , presunto, mel etc. Nesses casos ela possui uma toxina que mesmo se engerida em pouca quantidade pode causar envenamento grave.
O período de incubação da bactéria vária de algumas horas até oito dias. E depende muito da quantidade de toxina ingerida.
Ingerir alimentos mal conservados ou enlatados vencidos, é o principal fator de risco para contrair a doença.
Os sintomas começam algumas horas após a toxina entrar no corpo e pode durar vários dias dependendo da quantidade de toxina engerida. Os sintomas são: Dificuldade de engolir ou falar, Boca seca, naúseas, vômitos, fraqueza entre outros.
O período de incubação da bactéria vária de algumas horas até oito dias. E depende muito da quantidade de toxina ingerida.
O tratamento é feito por meio de medicamentos especificos chamdos antibotulinico, que agem diretamente contra a