Coesão e coerência
Introdução 01
Coesão e Coerência Textual [pic] 02 • Exercício comentado 04
Cognição e texto: A coesão e a coerência textuais 05 • Introdução 05 • Coesão e coerência 06 • Progressão referencial 07 • Conclusão 08 • Referencias bibliográficas 09
Coerência e Coesão 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Este trabalho consiste no seu foco principal, alem da definição e entendimento da coesão e coerência, uma comparação de algumas das várias fontes de pesquisas, cada uma delas voltada para um tipo de pesquisador especifico, desde aquele que apenas busca o entendimento e aplicação do assunto, até aquele o qual busca um texto definido de forma cientifico, também buscando uma aplicação acadêmica para desenvolvimento de dissertações, aplicação em publicações cientificas ou simplesmente para aplicar no seu dia-a-dia. Veremos agora algumas definições encontradas de diferentes fontes, porem cada uma delas buscando de certa forma transmitir a mesma idéia porem de formas diferentes.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
[pic]Por: Cláudia Kozlowski
Publicado 14/03/2008
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê / diz.
Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a seqüência de orações dentro do texto.
Essa coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Por exemplo, o uso de uma determinada sigla, que para o público a quem se dirige deveria ser de conhecimento geral, evita que se lance mão de repetições inúteis.
Numa linguagem figurada, a