COEFICIENTE
RELATÓRIO: A DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ATRITO ESTÁTICO E DE ATRITO CINÉTICO DE DESLIZAMENTO
Relatório Técnico-científico apresentado à disciplina Física Aplicada do Curso de Engenharia Civil como requisito avaliativo referente a 1ª unidade do semestre de 2013.2, orientado pelo prof. Me. Johnson Rodrigues
NATAL/RN
2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como finalidade apresentar os resultados do experimento realizado no laboratório de física onde foi identificado os coeficientes de atrito estático e de atrito cinético de deslizamento.
Para a execução da experiência foram utilizados um plano inclinado com escala de 0 a 45º graus, sapatas niveladoras amortecedoras, uma rampa auxiliar de engate rápido, um corpo de prova de madeira com faces de diferentes coeficientes de atrito.
1. A determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético de deslizamento
Primeiramente verificamos a inclinação da rampa e regulamos em 10º graus a sua inclinação para começar a experiência, com a parte lisa de madeira do corpo de prova em contato com a rampa auxiliar, giramos o manípulo do fuso de elevação contínua, inclinando o plano articulável até o ângulo de 15º graus, e observamos que o corpo de prova não se movimentou, ou seja, o corpo por sua vez continua sem movimento, pois a força do bloco de madeira é menor do que a força de atrito estático impendido que ele desça.
1.1. Diagrama de forças
ᶱ
1.2. Determinando o valor da força de atrito estático fe que, neste caso, atua entre o corpo de prova e o plano.
fe = P.senᶱ fe = 0.9 . 0,26 = 0,23 N
Mantendo o corpo de prova com a esponja para