Coeficiente de viscosidade
COEFICIENTE DE VISCOSIDADE:
MATEUS NASCIMENTO PHILIPE CAVALCANTE VITORIA BISPO THACIO GOMES Turma: P09
ILHÉUS - BA 2012
MATEUS NASCIMENTO PHILIPE CAVALCANTE VITORIA BISPO THACIO GOMES
RELATÓRIO: COEFICIENTE DE VISCOSIDADE
Relatório solicitado pelo Professor Marcelo Pisani residente da disciplina Física Experimental II do curso de engenharia mecânica da Universidade Estadual de Santa Cruz.
ILHÉUS – BA 2012
RESUMO
O experimento do viscosímetro de Stokes foi realizado a fim de determinar a força de arrasto em um fluido e a partir dela definir o coeficiente de viscosidade do mesmo. Para tanto foi posto uma esfera de aço para descer através do meio, medindo assim sua velocidade a partir do deslocamento e do tempo. Com os dados obtidos pôde-se calcular a viscosidade do fluido, e seu valor foi comparado com um valor tabelado previamente. Como todo experimento apresenta um erro associado foram calculadas as incertezas referentes às medidas.
INTRODUÇÃO No estudo dos fluidos normalmente fazem-se aproximações considerando o fluido como ideal, para que o estudo do seu equilíbrio seja mais fácil, entretanto fluidos reais não obedecem perfeitamente às equações definidas como a equação de Bernoulli principalmente devido à viscosidade do fluido. A viscosidade é o coeficiente de atrito interno entre as camadas de um fluido em movimento relativo, ou seja, dá a medida de quanto ele gruda. O movimento de um corpo em um meio viscoso é caracterizado por forças, a força peso é contrabalanceada pela soma da força de empuxo com a força de arrasto, assim: P = Fd + E. Essa força de arrasto é uma força resistiva que pode ser entendida como uma força de atrito agindo entre as partes de um fluido, desse modo o fluido muito perto das paredes do tubo se move muito mais lentamente do que o fluido no centro do mesmo. O movimento de um corpo, em especial