Coeficiente de massa
RESUMO 02
1. OBJETIVO 03
2. Introdução Teórica 03
3. Materiais e Métodos 07
3.1 Materiais 07
3.2 Metodologia 07
4. Resultados 08
5. Análise dos resultados 12
6. Conclusão 12
7. Referências Bibliográficas 12
Resumo
O presente experimento tem a finalidade de determinar o coeficiente de transferência de massa entre uma fase líquida e uma fase gasosa para dadas vazões de ar em um duto cilíndrico sobre certas condições de temperatura, pressão e umidade.
Determinação Experimental do Coeficiente de Transferência de Massa
1. Objetivo
Determinar experimentalmente o coeficiente de transferência de massa por convecção entre uma fase líquida, a água, e uma fase gasosa, o ar.
2. Introdução Teórica
O conceito geral de transferência de massa pode ser definido como sendo o transporte de um componente da mistura de uma região de alta concentração para uma região de baixa concentração. A transferência de massa por convecção ocorre quando a massa é transportada entre o contorno de uma superfície e um fluido que se move, ou entre dois fluidos que se movem quando estes são imiscíveis. O processo convectivo pode ser um processo forçado ou natural, dependendo da existência de um gradiente de pressão ou de densidade agindo sobre o meio. A presente prática consiste na determinação do coeficiente de transferência de massa (kc), o qual depende das propriedades do fluido, da dinâmica do escoamento. No escoamento turbulento o mecanismo de transferência de massa é semelhante ao mecanismo de transmissão de calor no mesmo escoamento, ou seja, considerando-se um líquido em um gás circundante, a distribuição de velocidades é a mesma que para o escoamento em uma placa existindo