Relat rio VI Exp Fis I
Relatório da Aula Prática:
“A segunda Lei de Newton-Galileu”
Janeiro, 2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
MATERIAIS E MÉTODOS 5
RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 7
QUESTIONÁRIO 18
CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 26
INTRODUÇÃO
Esse relatório apresentará o experimento da aula prática “A segunda Lei de Newton-Galileu”, realizada na disciplina Experimental de Física A no dia vinte e quatro de dois mil e catorze.
Neste experimento, o grupo almeja atingir os seguintes objetivos:
Obter equações de curvas linearizadas a partir de dados do experimento;
Obter o valor das constantes e , da equação , e o que elas representam;
Verificar como é afetada a aceleração: pela variação da força resultante, quando a massa é mantida constante e, pela variação da massa, quando a força resultante é mantida constante.
MATERIAIS E MÉTODOS
Nesse experimento, teremos um planador de massa , que deslizará sobre um trilho de ar previamente nivelado, que, por ser perfurado e alimentado por um compressor de ar, permite que o planador trafegue sobre uma fina camada de ar, ou seja, realize a trajetória praticamente sem atrito, puxado por um porta-pesos de massa .
O movimento realizado por nosso planador foi monitorado por dois sensores acoplados a um cronômetro digital, os quais mediam o tempo gasto para o planador percorrer determinada distância.
Com uma régua milimétrica, os sensores foram posicionados à distância de , sendo que o primeiro deve estar ligeiramente perto do planador, de modo que a velocidade inicial do mesmo seja nula.
O planador é fixo ao canto do trilho de ar por um imã, que para soltá-lo, apenas é necessário que se puxe um botão, retirando assim o contato do imã com o planador. Esse suporte está fixo por uma haste metálica. O sistema pode ser mais bem entendido através da Figura 1, a seguir:
Figura 1: Esquema do sistema do planador.
Cada um dos sensores é ligado ao cronômetro digital com uma trinca de cabos, sendo dois a