codigos antigos
1. Faz referência ao rei UR-NAMMU, da cidade de UR. Fala-se que toda a compilação( documentos) do código foi feita seu filho SHULGI.
2. em 1952 foi encontrado o que ate os dias de hoje é o principal artefato desse código, que é um placar de argila de 10cm x 20cm, Na linguagem suméria com a data de 2100-2050 A.C.
3. devido o mal estado desta placa apenas 30 das 57 normas jurídicas foram recuperadas devido o mal estado da placa.
4. o código de UR-NAMMU teve importante característica a possibilidade de aplicar penas ''PECUNIÁRIAS'' (indenização ou compensação a um dano causado) ao invés de penas ''TALIANAS''(olho por olho dente por dente/ castigos físicos).
5. alguns autores afirmam que o código de UR-NAMMU é um dos primeiros institutos jurídicos que prevê o dano moral.
6. tendo em vista que o código de URUKAGINA não ter sido encontrado; o código de URUKAGINA e conhecido por aplicações de multas monetárias e indenizações ao invés de castigos físicos.
OBS: a cidade de UR é a cidade natal de ABRAÃO. CÓDIGO DE ESHNUNNA
1. ESHNUNNA foi uma importante cidade cidade-reino, destacando-se pela sua importância econômica e política .
2. o que se entende de leis de ESHNUNNA são compilação(documentos) de textos a partir de duas placas de argilas que contém praticamente o mesmo teor.
3. essas placas foram encontradas ao sul de BAGDA, no IRAQUE, uma foi encontrada em 1945 e a outra foi encontrada em 1947.os Arqueólogos Imagina-se que o texto original foi escrito em alguma estela (pedra erguida), mas nunca foi encontrada.
4. O código de ESHNUNNA e de aproximadamente 1930 A.C, ele contém cerca de 60 artigos parágrafos com temas variados; que são eles organização judicial, normas constitucionais administrativas, normas sobre a escravidão,sobre casamento e divorcio, ou seja, o direito de família.
5. A MESOPOTÂNIA era constituída de três importantes grupos sociais: O HOMEM