Codigo e linguagem
O CÓDIGO
A língua portuguesa é um CÓDIGO VERBAL. Código é uma convenção, estabelecida por um grupo de pessoas ou por toda a comunidade, que permite a construção e a transmissão de mensagens. Além da palavra, oral e escrita, também são códigos os sinais de trânsito, os símbolos, o código Morse, as buzinas dos automóveis, etc.
CÓDIGO é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens.
Os códigos são muito utilizados quando há necessidade de informar e comunicar com rapidez. Por essa razão é comum haver códigos na rua, no trânsito, rodoviárias, aeroportos, etc.
A LÍNGUA
A língua portuguesa é o código mais utilizado por nós, brasileiros, nas situações de comunicação e interação social. Por isso, quanto maior for o domínio que temos da língua, maiores são as possibilidades de nos comunicarmos com eficiência. Dominar Bem uma língua não é apenas conhecer seu vocabulário. É também necessário conhecer e dominar suas leis combinatórias. Podemos, por exemplo, conhecer cada palavra desse enunciado:
“Aumento segunda-feira na tem novo próxima gasolina.”
Porém, ele nada significa para nós, porque não foram respeitadas as leis de combinação das palavras. Observe como o enunciado ganha sentido, se combinarmos as palavras desta forma:
“Gasolina tem novo aumento na próxima segunda-feira.”
Assim, língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.
Ela pertence a todos os membros de uma comunidade, os falantes; por isso, faz parte do patrimônio social e cultural de cada coletividade. Temos então uma generalização: há um código que todo falante da língua conhece e utiliza. Ao mesmo tempo, as formas de se utilizar tal código são variáveis, conforme aspectos sociais, regionais, de gêneros, individuais. Portanto, a fala e a escrita são usos individuais da língua.
AS VARIEDADES