codigos e linguagem
CÓDIGOS E LINGUAGENS
KÁTIA CILENE ESCÓSSIO DE OLIVEIRA
CAUCAIA
02/2014
CÓDIGOS E LINGUAGENS
Professora: Cecília Sousa
1. Expresse, com suas palavras, uma definição para:
a) Língua: È um conjunto de palavras, ou melhor, é linguagem própria de um povo.
Pode se referir a idioma, que é o sistema que usa uma comunidade humana para desenvolver a comunicação.
b) Discurso ou fala: È a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto.
c) Linguagem: È o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
d) Código: È um conjunto de signos e regras que permitem a construção da mensagem e a comunicação com os outros.
A nossa comunicação com os outros implica, com frequência, mensagens linguísticas que podem apresentar uma realização oral ou uma realizaçãoescrita.
e) Canal: designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor.
Todo processo de comunicação pressupõe os seguintes elementos:
Transmissor ou emissor = aquele que transmite verbal ou não verbalmente um conteúdo de ideias, palavras, expressões e valores que ele deseja que a outra pessoa entenda.
Mensagem = corresponde ao conteúdo de ideias, palavras, expressões e valores enviados pelo transmissor e que serão captados pela outra pessoa.