Codigo de ética na Comunidade
Introdução
A experiência milenar das sociedades humanas buscou constituir no curso da sua história formas de comunidades éticas como a família, os grupos religiosos, as tradições culturais e outras onde os indivíduos se acolhiam para buscar uma razoável satisfação das suas necessidades simbólicas.
Ética é a ciência do comportamento dos homens em sociedade, disciplinando o modo de ser e o caráter de cada indivíduo. Ela objetiva dar limites, valorizar e respeitar cada ser e suas relações.
Regem um código de ética, os costumes, normas, valores e fins consensualmente aceitos. São normas conhecidamente universais, os direitos humanos, o progresso, a fraternidade entre os indivíduos e os povos. As estruturas que permitem constituir-se comunidades éticas são: o domínio da natureza e o domínio da sociedade.
Capítulo I
DA ÉTICA E DA MORAL
Art. 1 – Os conceitos de ética e moral tem origem no grego e no latim: “ethos”, que originou a palavra ética, significa modo de ser, e moral vem de “mores”, significando costumes.
Art. 2 – Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional. É uma reflexão sobre a moral.
Art. 3 – Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Moral é a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade.
Art. 4 – A Moral tem caráter obrigatório. Ética por sua vez é a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral, uma espécie de legislação do comportamento moral.
Capítulo II
DOS PRINCÍPIOS E VALORES
Art. 5 – São princípios e valores da comunidade:
I – solidariedade;
II – tolerância e flexibilidade;
III – comprometimento com o bem-estar comum e com o cumprimento de regras;
IV – respeito às pessoas, satisfação e orgulho de pertencimento ao grupo;
V – integração com os