A ÉTICA NO SABER DA PSICOLOGIA SOCIAL
INTRODUÇÃO
A psicologia social objetiva acolher discussões que visam compreender todo o processo de interação e vinculo que o individuo mantém com o ambiente a qual pertence, construindo, portanto a imagem não isolada social do sujeito em constante evolução. Autores afirmam que a mesma é uma ciência que atua analisando comportamentos que sofrem influencias sociais.
Imposta por valores estabelecidos, a ética se traduz no despertar da consciência do sujeito norteando as ações individuais do mesmo em função do bem estar coletivo impostas por valores estabelecidos socialmente. Considerando o código de ética como um instrumento de normas regulamentadora que se mantém presente em todas as profissões, sua função é o estabelecimento de diretos e deveres a serem seguidos por profissionais registrados.
O presente trabalho visa relacionar fundamentais aspectos teóricos e vivenciados da psicologia social quanto às questões éticas do cotidiano do profissional, envolvendo para além das implicações do seu modo de atuar, saberes e normas que são necessários para guiar toda sua pratica, a importância do código de ética.
Para a constituição deste trabalho fora realizado uma entrevista semiaberta com uma psicóloga de atuação social e, por conseguinte pesquisas bibliográficas para melhor compreendermos a questão da ética no saber social. A seguir serão também abordados conceitos de ética, psicologia social, código de ética e o que já fora citado acima.
DESENVOLVIMENTO
A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais( sociologia, antropologia, etnologia). E sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século como a ascensão do nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo etc.
Para Aroldo