Codigo de hamurabi
Essas leis de Hamurabi também são conhecidas como Lei de Tabelião, que é muita conhecida como OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE. Ou seja, se alguém cometeu algum ato contra uma pessoa essa pessoa também tem o direito de cometer o mesmo ato contra seu agressor.
O lado POSITIVO dessas leis é que eram rígidas e por muitas vezes temidas, a maioria dos delitos eram pagos com a própria vida; que de certa forma poderiam causar certo receio ao delinquente fazendo – o assim então desistir do crime temendo a vida. Mantendo assim um equilíbrio na sociedade apesar de ser uma medida muito violenta de se manter a paz.
Ao contrário do que podemos observar na Constituição Federal nos dias de hoje que prima pelo direito à vida.
O objetivo deste código era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum. Na sua conclusão, Hamurabi afirma que elaborou o conjunto de leis "para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos" e "para resolver todas as disputas e sanar quaisquer ofensas”. Só que essa tão sonhada paz era buscada de uma forma muito violenta, no qual muitas das punições era a morte! Essa lei também era conhecida como lei de Talião; O termo talião é originado do latim