codigo de etica nas empresas
“ É A DECLARAÇÃO DO CONJUNTO DE DIREITOS, DEVERES E RESPONSABILIDADES EMPRESARIAIS PARA COM TODOS OS STAKEHOLDERS, REFLETINDO A CULTURA, OS PRICÍPIOS E OS VALORES DA EMPRESA.” INSTITUTO BRASILEIRO DE ÉTICA NOS NEGÓCIOS
O CÓDIGO DE ÉTICA É UM INSTRUMENTO CRIADO PARA ORIENTAR AS AÇÕES DENTRO DA EMPRESA. É UM FACILITADOR PARA QUE A EMPRESA POSSA ALIAR LUCRO, PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, COM VALORES ÉTICOS COMO HONESTIDADE, TRANSPARENCIA, JUSTIÇA. NESTE SENTIDO, É INTERESANTE OBSERVAR QUE O CÓDIGO NÃO É O QUE DEFINE UMA EMPRESA ÉTICA E NÃO ÉTICA, MAS É BASE PARA AÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS VALORES ÉTICOS QUE UMA EMPRESA PRETENDE TER.
2º SLID
O CÓDIGO DE ÉTICA TEM BASICAMENTE TRES FUNÇOES
FUNÇÃO DE LEGITIMAÇÃO MORAL
OS DIREITOS E DEVERES DO CÓDIGO DE ÉTICA OFERECEM AOS CLIENTES, FORNECEDORES, FUNCIONARIOS, UM MEIO PARA RECONHECEREM SUAS ESPACTATIVAS ÉTICAS NAS ESPECTATIVAS ÉTICAS DA EMPRESA. ESSE EQUILIBRIO, ESSA TROCA, ENTRE AS ESPECTATIVAS É O QUE CONSTITUI A FUNÇÃO DE LEGITIMAÇÃO MORAL. A VERDADE ÉTICA NA RELAÇAO DE INTERESSES.
FUNÇÃO COGNITIVA
O CÓDIGO ÉTICO É PREVENTIVO. ELE PERMITE COM QUE AS PESSOAS CONHEÇAM OS VALORES DA EMPRESA, AQUILO QUE A EMPRESA ACREDITA E REALIZA, PARA QUE ELAS POSSAM RECONHECER CONDUTAS NÃO ÉTICAS. OU SEJA QUE AS PESSOAS CONHEÇAM AQUILO QUE É ÉTICO.
FUNÇÃO DE INCENTIVO
INCENTIVA A OBSERVAÇÃO DOS VALORES E PRINCIPIOS DA EMPRESA, COMO UMA FORMA DE DIFERENCIAÇÃO, DE UMA RELAÇÃO DE CONFIAÇA ENTRE FORNECEDORES, FUNCIONARIOS, CLIENTES, SOCIEDADE.
3º SLID
QUER – PODE –DEVE
COMO O CÓDIGO DE ÉTICA É A BASE PARA OS PRINCIPIOS DA EMPRESA, ELE DEFINE EM RESUMO, O QUE QUER, PODE E DEVE FAZER.
PORQUE NEM TUDO QUE A EMPRESA QUER ELA PODE FAZER,
O QUE A EMPRESA QUER É OBTER LUCRO, MAS ELA NÃO PODE SE UTILIZAR DE MEIOS ANTIÉTICOS PARA OBTER ESSES LUCRO. UM EXEMPLO, A TIM, QUE É ACUSADA PELA ANATEL DE DERRUBAR AS LIGAÇOES, JÁ QUE OS USUARIOS PAGAM POR LIGAÇÃO E NÃO POR TEMPO. È UMA FORMA ANTIÉTICA QUE ELA USOU PARA AUMENTAR OS