Código de ética nas empresas
Na verdade, o ser humano como criatura complexa, sempre precisou de orientação a fim de distinguir o certo do errado. Diante desta realidade o direito civil estabeleceu leis e normas que regem o comportamento do homem na sociedade. No entanto existem valores que não fazem parte de um código escrito, mas que está presente no ser humano que são os padrões éticos. Evidentemente nem todos agem com ética, mas, independentes disto, todos fazem julgamentos de valor baseados nestes padrões pré-estabelecidos. Isto se dá inclusive nos tratos comerciais e no comportamento profissional.
Sim, a ética profissional tem várias vertentes. Ela se evidência nos tratos da empresa com seus clientes, fornecedores, colaboradores, com a sociedade e com o meio ambiente. Mais do que nunca a busca da conduta ética rege as organizações que se moldam cada vez mais para garantir que a imagem da empresa seja imaculada. Ser uma empresa eticamente responsável passou a ser vantagem competitiva agregando valor a organização. Através do estabelecimento de um código de ética as empresas uniformizam seus critérios e padrões, dando respaldo àqueles que tomam decisões. Isto costuma trazer harmonia e transparência, deixando um lastro decorrente do cumprimento de sua missão e seus compromissos.
Por outro lado a ética profissional também fica evidente no comportamento dos colaboradores da empresa. É essencial que o profissional demonstre boa vontade no cumprimento de suas atribuições e que dê o melhor de si. Isto contribuirá para o seu crescimento profissional e pessoal. Comportamentos antiéticos como roubar tempo de trabalho em atividades que