cobre
1. Do Cobre para o Cu (NO3)2
Foi Pesado um fio de 0,5 g Cobre com aproximadamente 10 cm de comprimento e foi colocado no béquer de 250 mL. Acrescentamos 4 mL de (HNO3) concentrado no cobre metálico na capela. Ao adicionar a solução de ácido nítrico fazendo movimento de redemoinho, após algum tempo observou-se uma coloração azul esverdeado, esta reação ocorreu por um processo de oxidação do cobre pelo ácido nítrico. Neste procedimento ocorreu liberação do (NO2) dióxido de azoto ou dióxido de nitrogênio, de cor acastanhada, exemplificando na equação:
Cu (s) + 4HNO3(aq) → Cu (No3)2 (aq) + 2H2O(l) + 2NO2(g)
Essa reação é um exemplo de reação de oxido redução, em que uma espécie química no caso o cobre metálico (Cu) sofre oxidação (dou-a elétrons), enquanto a outra no caso o ácido nítrico, (HNO3) sofre redução (ganha elétrons).
Todas as reações de metais com ácidos são reações de oxido redução. Mas a reação do ácido nítrico (HNO3) com o cobre não é igual à maioria das reações de metais com ácidos, porque o cobre é menos reativo que o hidrogênio ele está à direita do H na fila de reatividade, então ele não pode deslocar o (H) de seus compostos, a reação de um metal com um ácido forma um sal e libera gás hidrogênio (H2). No caso da reação do cobre, o oxidante no lugar do (H+), é o nitrogênio de parte das moléculas do ácido. A reação entre o (Cu) e o (HNO3). Nesta reação, ao invés de ser liberado o gás hidrogênio, é liberado o gás monóxido de nitrogênio ou (óxido nítrico), (NO). A cor azul-esverdeada da solução é devido à presença de íons Cu+2 gerados na reação. O gás de cor acastanhada observado é o dióxido de nitrogênio (NO2), que se forma quando o (NO) liberado reage com o oxigênio do ar.
2. Do Cu(NO3)2 pra o Cu(OH)2
Mexendo a solução com um bastão de vidro foi adicionado 30mL de uma solução de hidróxido de sódio na solução NaOH (3 mol/L) para precipitar o Cu(OH). Ocorreu uma reação de dupla-troca e formou um precipitado