Cobre
O que é Cobre?
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos.
É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração laranja-avermelhada, dúctil, maleável, presente na história da civilização desde 8000 antes de Cristo, o cobre é um dos metais de maior importância para a indústria.
Não é exagero dizer que o cobre ajuda a moldar o mundo que conhecemos hoje. Suas propriedades de condução de calor e de energia superam as de qualquer outro metal explorado comercialmente.
Com a dependência do mundo de cobre a sua produção têm aumentado ao longo dos anos e por isso hoje é o terceiro metal mais utilizado no mundo atualmente.
Estrutura Cristalográfica
Tipo de estrutura: Cúbica de Face Centrada – CFC
Extração do Cobre
A extração de Cu de seus minérios pode ser por duas maneiras:
- Pirometalúrgica, que se realiza com o envolvimento de grandes quantidades de calor e em presença de elevadas temperaturas.
- Hidrometalúrgica (via úmida) que se realizam em presença de soluções aquosas.
O cobre é extraído e são processados (britagem, moagem e flotação) aumentando a concentração do minério. Posteriormente é fundido, passa por um conversor e é refinado tornando-se um anodo com 99,5% de pureza. Depois sofre um processo de eletrodeposição tornando-se um catodo com pureza superior a 99,00% sendo posteriormente moldado para ser processado.
Em Carajás no estado do Pará, encontra-se uma das maiores minas do Brasil, o processo de extração de cobre é realizado a céu aberto.
A exploração é feita pela Companhia Vale e é a principal fonte de recursos do município, empregando cerca de 8 mil pessoas diretamente e cerca de 20 mil indiretamente. om equipamentos de grande porte a companhia extrai toneladas