Cobertura de Telefonia Móvel
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Integrantes: Pedro Queiroz Mansur e Taiane Souza e Silva
Disciplina: Introdução à Metodologia Científica
25/06/2013
1. Tema: Engenharia de operações e Processos da Produção
2. Problema: Um levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) mostra que a telefonia móvel foi o segmento das telecomunicações com maior crescimento em números absolutos. No período do terceiro trimestre de 2012, foram ativadas 31,6 milhões de novas linhas de celulares. Ao fim deste, o Brasil estava com 259 milhões de linhas ativas, um crescimento de 14% em relação ao período anterior. Com o aumento recente de usuários de telefonia móvel a qualidade do sinal diminuiu drasticamente, o que gerou uma grande quantidade de reclamações e insatisfações dos usuários com as empresas prestadoras deste serviço.
3. Questão central: Qual o motivo da baixa qualidade da cobertura de sinal de telefonia móvel?
4. Palavras chave: Qualidade, Cobertura de sinal, telefonia móvel, celular.
5. Hipótese: A baixa qualidade da cobertura de sinal de telefonia móvel é, principalmente, devido ao mau posicionamento e dimensionamento das torres de sinais destes telefones, ao impedimento e a dispersão das ondas eletromagnéticas provocadas pela topografia da região (árvores, prédios, morros...),e a dificuldade de instalação de antenas devido à grande burocracia proporcionadas pelos estados e municípios.
6. Objetivos 6.1 Objetivos específicos: Levantar dados que justificam a importância de planejamento no momento de implantação de torres de sinais, e na manutenção das já instaladas. 6.2 Objetivos gerais: Mostrar através de pesquisa que as empresas de telefonia celular que investem em tecnologias e planejamento, juntos, garantem a melhoria do serviço, e consequentemente, maior satisfação dos seus clientes.
6. Objeto da pesquisa: Torres ERB (Estação Rádio Base)
7.