Análide de tendências futuras - vivo
Empresa: VIVO – TELEFONIA CELULAR
“Líder no mercado brasileiro de telecomunicações móveis desde sua criação, em abril de 2003, a Vivo tem se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de telecomunicações (ANATEL).”
• Análise Econômica
“O crescimento da classe média brasileira está diretamente relacionado ao bom momento econômico vivido pelo País e aumenta em muito o poder de compra da população. A avaliação é do professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo, Edson Crescitelli.”
- Com o aumento do poder aquisitivo da classe média no país, será gerada uma grande propulsão nas vendas de aparelhos celulares pelo Brasil a fora, uma vez que com mais capital em mãos, a população tende a gastar mais. Sendo então o celular um dos objetos mais cobiçados na atualidade, este será facilmente comercializado, aumentando assim o número de telefonia móvel no país.
• Análise Demográfica
“Segundo fontes do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil situa-se em quinto lugar no ranking da população mundial, com 184 milhões de habitantes. E projeções realizadas pelo próprio instituto indicam que poderá ser alcançada a marca de 259,8 milhões de habitantes em 2050.”
- Devido ao grande número da população brasileira, a venda de celulares no país é muito elevada e constante. Dados indicam que já existem quase 190 milhões de aparelhos em uso no país, quantidade superior ao próprio número de habitantes. E este número tende só a evoluir, avaliando-se a proporção no aumento que está sendo estimada para a população brasileira.
• Análise Sócio-cultural
“De acordo com um estudo recente realizado pelo Grupo de Educação de Finanças Pessoais, uma criança ganha seu primeiro celular, em média, quando tem 8 anos de idade.”
- Como pode ser visto, o celular é um objeto utilizado seguindo uma faixa etária da população que se inicia, em média, a partir