Audição
O órgão responsável pela audição é a orelha.
A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio.
O aparelho auditivo é formado por diversas partes: * Ouvido Externo * Ouvido Médio * Ouvido Interno * Nervos Acústicos * Centros auditivos cerebrais
Ouvido Externo
É O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auricular (orelha) e pelo conduto auditivo externo, o qual liga a orelha no ouvido médio. O conduto auditivo externo é fechado internamente pela membrana timpânica.
Ouvido médio
É uma cavidade limitada pelo tímpano, e pelas paredes ósseas se comunicando com o exterior através da Trompa de eustaquio, a função desse canal é equalizar as pressões interna e externa. No ouvido médio está a cadeia que transmite o som para as estruturas do ouvido interno, essa cadeia mecânica e formada pelo tímpano, e por três ossículos.
Tímpano Martelo Bigorna Estribo
Ouvido Interno
É uma cavidade fechada, onde circula um liquido envolvendo as estruturas ai contida denominada perinlinfa (Peri, em volta da periferia), e contem a cóclea ou caracol e os canais semicirculares.
O estribo se encontra na janela oval, que se comunica com a parte superior da cóclea que é um caracol com uma rampa de dois setores separados pela membrana basilar e a membrana Reissner. Os dois setores se comunicam por um orifício, o Helicotrema. A cóclea é o órgão que transforma a energia mecânica em elétrica e se comunica com os canais semicirculares, que não possuem função auditiva (esses canais estão envolvidos com as funções de equilíbrio e orientação espacial).
Na cóclea e canais semicirculares existe outro liquido a endolinfa.
A endolinfa e a perinlinfa não se misturam.
O conjunto cóclea e canais semicirculares é também chamado labirinto.
Da cóclea sai o nervo ótico Lolico de audição óptico de visão, que leva os impulsos nervosos ao cérebro e a