Atps empreendedorismo
1.1 Qual é a importância do planejamento da negociação?
R: O processo de construção de uma negociação eficiente e eficaz, ou seja, de sucesso, esta no planejamento. O planejamento da negociação versa na busca das informações necessárias ao processo, na estruturação das etapas, elaboração de plano de ação e na elaboração para o desenvolvimento da negociação, com o escopo de prever as eventuais dificuldades e obstáculos que poderão advir no decorrer do processo.
A ação de planejar faz parte da natureza humana desde o início das civilizações. Os indivíduos planejam suas ações ainda que estas não tenham nenhum grau de complexidade, isto acontece porque na condição humana o planejamento trás melhores qualidades de vida.
Partindo deste pressuposto firma a necessidade de planejar antes de negociar.
O planejamento em todas as esferas da negociação, desde o contexto que envolve estado emocional à preparação de material é de suma importância para subsidiar o processo.
Assim sendo, estando o negociador subsidiado de informações e preparo emocional terá e passará segurança às partes em negociação e mesmo que sobrevenham os conflitos, será mais fácil media-los.
1.2 Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?
R: Dentro da complexidade dos processos de negociação é de grande relevância atentar-se aos comportamentos éticos - o “ethos” (bom costume) o que é verdadeiramente ético.
Seguindo esse raciocínio, um dos maiores problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação é a falta de ética. O comportamento ético é a base para que se estabeleça um vínculo de confiança recíproco entre ambas as partes. A ética, é a ciência dos costumes o “mor morus” (costume mor) – das atitudes do ser humano cujo escopo é a moralidade.
Práticas de suborno, posturas que levam um negociador auferir vantagens em determinada situação em benefício próprio ou que beneficie uma das