Etapa 3 gestao do conhecimento
PASSO 1.
Cluster é a união de empresas de determinado setor de atividades, com uma mesma finalidade, como a geração e intercambio de conhecimento, idéias, tecnologia, produtividade, negociação, etc, na procura de maior competitividade no mercado em que atuam.
Estas empresas podem ser concorrentes ou não, que atuam na mesma região ou em regiões distantes.
Exemplo 1.
A união de quatro grandes hipermercados que atuam em uma mesma região geográfica e são concorrentes.
Seu objetivo principal para a formação do cluster foi para conseguir negociar melhor com os fornecedores e assim poder ter melhores preços nas suas gôndolas, e consequentemente ser mais competitivos, mesmo entre eles, já que um deles dá mais prazo para o pagamento a seus clientes, outro devolve a diferença do valor pago se o concorrente tem melhor preço, outro utiliza cartão próprio, outro aceita ticket refeição que os outros não aceitam, entre outras coisas.
Exemplo 2.
Um outro tipo de cluster pode ser a participação de empresas em férias ou eventos nacionais ou internacionais. O setor calçadista do Rio Grande de Sul utiliza este método a mais de três décadas obtendo um bom resultado.
Nestas participações são valorizados aspectos como: troca de experiência, incentivo e capacitação para exportar, promoção de imagem, marca e produtos, atualização tecnológica (máquinas, equipamentos, novos matérias), aproximação com fornecedores, “contato ao vivo” com clientes, conhecimento (sintonia) de tendência de moda e características de mercado, etc.
Exemplo 3.
Um cluster de agencias de turismo de regiões geográficas distantes pode ser um exemplo diferente aos citados anteriormente, já que a união delas, não só será para intercambio de conhecimento e experiência, competitividade, e outros elementos detalhados nos exemplos anteriores, como também um complemento e apoio logístico dos serviços vendidos aos clientes.
Neste caso as empresas não seriam concorrentes.
PASSO 2.
Tomando