Coaching
Curso Gestão de Recursos Humanos
Trabalho de Fim de Nível I
Coaching
Maria Eduarda da Silva Queirós nº294
Baião, 2013
Conceito de Coach/ Coachee/ Coaching
O coaching é um processo interativo através do qual um coach (treinador/formador) fornece assistência ao coachee (cliente que recebe o coaching/formando) de modo a obter o melhor de si mesmo.
O coach ajuda a pessoa a alcançar determinados objetivos fixados, utilizando os seus próprios recursos e habilidades da forma mais eficaz.
O principal fator do coaching é ajudar uma pessoa a mudar, na maneira que deseja e a ir na direção que quer, ou seja, o coaching cria consistência, produz a mudança, e além de mais, revela o potencial de uma pessoa para maximizar o seu próprio desempenho.
O Coaching aplicado á Gestão/Liderança
Um coach, apoia o coachee na definição e realização de objetivos profissionais e pessoais, utilizando as atividades do coachee como situações de reflexão e aprendizagem, com vista a melhorar a autoeficácia, o desempenho, o desenvolvimento, a autoconfiança e a realização pessoal.
Deste modo o coaching é compreendido como um processo de acompanhamento individual, ajustado às necessidades de cada um. O coaching é um caminho para o êxito, para a autonomia, para o alto desempenho e para a realização pessoal do coachee.
Através deste processo demonstrado no parágrafo anterior pode se fazer com que uma empresa/ organização seja mais produtiva, melhore a organização desta, aumente a qualidade desta, reduza os custos que esta tem e motive também os seus colaboradores.
Mas para que este processo seja viável é preciso que o coach seja um bom gestor, ou seja um bom líder.
Aquela pessoa que sabe lidera, que promova a escuta ativa, que é compreensiva com os seus colaboradores, que tem uma boa estratégia de gestão, que motive e transmite confiança aos seus colaboradores tem qualidades para ser um bom coach. O conceito de