Cmmi
Com os passar dos anos a tecnologia vem crescendo de uma forma que muitos não consegue acompanhar, e cada mais as pessoas que utiliza a tecnologia tem se tornado exigente, por isso empresas de desenvolvimento de software tem optado em desenvolver sistema ou programas que possam atender da melhor maneira possíveis seus clientes dessa forma a empresa e os próprios desenvolvedores obtém credibilidade no mercado que esta cada dia mais concorrido.
Dessa forma as empresas procuram pessoas capacitadas que possa desenvolver software com qualidade e rapidez, mas seguindo sempre padrões, pois dessa forma a empresa consegue tanto atender os clientes com satisfação quanto obter uma fatia ainda maior no mercado de desenvolvimento de software, dessa forma esse artigo tem o objetivo de mostrar padrões de qualidades que devem ser seguido, a fim de buscar um produto final de credibilidade.
2 CMMI
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Systems Engineering (SE), Software Engineering (SW), Integrated Product and Process Development (IPPD), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.
O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento e a manutenção.
A versão atual do CMMI (versão 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta três modelos:
• CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
• CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado aos processos de aquisição e terceirização de bens e