Disléxia
A propósito do próximo workshop que vai ser realizado pela Janela Redonda, sobre a Dislexia (para mais informações: www.JanelaRedonda.pt/Dislexia), temos um powerpoint com a história infantil João, preste atenção! Os interessados em receber este powerpoint por e-mail deverão solicitá-lo em geral@janelaredonda.pt ou então faça o download do material aqui. João, Preste Atenção! trata da dislexia, um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica que, assim como a João, atinge numerosas outras crianças com bom nível intelectual. Essas crianças não têm a capacidade de utilizar adequadamente alguns instrumentos básicos de comunicação, como a leitura, a escrita, a interpretação de textos ou o aprendizado de uma 2ª língua, e acabam por ficar desmotivadas pelo baixo desempenho na escola. O livro trata do assunto de forma didáctica e mostra que as crianças que sofrem de dislexia são capazes, só precisam de contar com o apoio dos pais e professores e serem orientadas de maneira correcta.
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto