Relatorio metrologia calibração
Fundamentos da Teoria
Panorama geral: A calibração é essencial para o funcionamento correto de um Sistema de Medição (SM). O SM deve ser calibrado ou, ao menos, seus erros devem ser verificados em alguns pontos, quando se suspeitar que possa estar fora das condições normais de funcionamento. Os erros de medição obtidos através da calibração são comparados com as especificações do SM dadas pelo fabricante e com as características metrológicas requeridas na aplicação para a qual se destina este SM. Adicionalmente, a calibração fornece a tendência em alguns pontos da faixa de medição do SM, possibilitando a sua correção e consequente melhoria da incerteza da medição.
Definição: Em linhas gerais, podemos definir Calibração como o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
Medida Padrão: É uma medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referência.
Ajuste versus Regulagem: Ajuste: Operação corretiva destinada a fazer com que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. Normalmente é realizada por um técnico especializado. Regulagem: A regulagem é um ajuste, empregando somente os recursos disponíveis no sistema de medição para o usuário. É normalmente efetuado pelo usuário comum.
Calibração direta versus Calibração indireta: A calibração direta toma um mensurando do qual se sabe o seu valor verdadeiro e o mede com o