Resenha
Cláudia Maria Tagata - Advogada formada pela Universidade Estadual de Londrina. Docente em prática jurídica na mesma Universidade. Mestranda em Direito Processual e Cidadania na UNIPAR – Universidade Paranaense.
Os trabalhos científicos e acadêmicos tem por objetivo estimular o conhecimento em novas áreas, preparar e integrar o profissional às novas exigências do mercado. Antigamente a ética (valores) e a educação eram ensinados dentro das famílias com o auxilio das instituições. Hoje em consequência da globalização o tempo está escasso, portanto as instituições de ensino tornaram-se fundamentais para a educação social.
Pesquisar e analisar o ponto de vista dos autores, questionar, criticar e formar seu próprio ponto de vista é o objetivo de estar em um ambiente acadêmico. Entretanto, hoje é muito fácil se apropriar de uma ideia é só conectar-se a internet que se obtêm informações onde o aluno se não instigado a pensar e a criticar, acaba se posicionando na zona de conforto por ser fácil o acesso, nesse momento que entra o papel do orientador no ambiente acadêmico que consiste em despertar o interesse do aluno para a pesquisa cientifica e a construção de conhecimento próprio, mas absorvendo o que a sociedade tem a oferecer.
Vivemos em constantes mudanças em nossa sociedade, estamos em um mundo cada vez mais globalizado por isso é preciso que o aluno seja capaz de reconstruir conhecimento através de questionamentos no ambiente acadêmico para poder então lidar com situações diversas no seu dia a dia no mercado de trabalho, levando em conta que o aprendizado é expandir conhecimento, sendo assim um processo contínuo. A educação deve priorizar a verdade para que no futuro possamos ter profissionais que exerçam suas funções no mercado de trabalho de maneira digna e ética.