CLONAGEM REPRODUTIVA
TIPOS DE CLONAGEM
CLONAGEM TERAPÊUTICA: o objetivo é aproveitar o clone numa fase ainda inicial do seu desenvolvimento (na fase de blastocisto) para lhe retirar as células internas, que serão cultivadas artificialmente. Estas células totipotentes, ou seja, que podem ser diferenciadas em vários tipos de células do organismo, chamam-se células estaminais embrionárias.
TIPOS DE CLONAGEM
CLONAGEM EMBRIONÁRIA: Por esse processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos ou trigêmeos, etc. É um processo similar ao da natureza. Embora já em uso há anos com animais, muito pouco foi experimentado com seres humanos.
TIPOS DE CLONAGEM
CLONAGEM GÊNICA: isolamento, amplificação e purificação de um gene ou de genes, a partir do material genético de um dado organismo.
TIPOS DE CLONAGEM
CLONAGEM VEGETAL: pode ser realizada de várias formas:
Estaquia;
Alporquia;
Mergulhia;
Enxertia.
TIPOS DE CLONAGEM
CLONAGEM ANIMAL: a clonagem animal pode ser feita, basicamente, de duas formas:
separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular;
pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente (neste ultimo caso utiliza-se a técnica de transferência nuclear, que segundo alguns especialistas não trata-se propriamente de clonagem.
OVELHA DOLLY
OVELHA DOLLY
Em 1996 um anúncio marcou a história da genética nasceu uma ovelha da raça Finn Dorset chamada de Dolly.
O escocês Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com a colaboração da empresa de biotecnologia PPL Therapeutics conseguiram a proeza de mostrar que era possível a partir de uma célula somática diferenciada clonar um mamífero, tratava-se de uma ovelha da raça Finn Dorset chamada de Dolly.
OVELHA DOLLY
Para constituir um animal por clonagem, como no caso da Dolly,