clonagem reprodutiva
Definições:
Clonagem
A clonagem é uma forma de reprodução assexuada, ou seja, forma de reprodução que não envolve a união de um óvulo com um espermatozóide. Estaremos a referir especificamente à técnica de transferência nuclear utilizada pela primeira vez com sucesso em mamíferos na geração da ovelha Dolly em 1997. Nesta técnica, uma célula de um indivíduo adulto que é fundida com um óvulo enucleado, ou seja, sem núcleo. O "embrião" gerado possui como conteúdo genético da pessoa que doou a célula, ou seja, um clone. Alternativamente, somente o núcleo da célula adulta, onde está localizado o seu conteúdo genético, pode ser injectado no óvulo enucleado.
O embrião gerado pela transferência nuclear inicia o desenvolvimento ainda no laboratório, dividindo se em duas células, quatro, oito, e assim sucessivamente até o estádio de blastocisto, onde ele é composto de 100 200 células. Nesse ponto ele pode ser transferido para o útero de uma fêmea receptora onde ele se desenvolverá até o nascimento.
Clonagem reprodutiva
Inicialmente a clonagem de seres humanos foi apresentada de forma fantasiosa para produzir exército de indivíduos superiores, ou para ressuscitar um ente querido. É fundamental ficar claro que indivíduos geneticamente idênticos possuem individualmente própria (vide gêmeos idênticos, os clones naturais) e que o meio ambiente exerce papel decisivo em diversas da nossas características. Assim, não podemos esperar que o clone de facto reproduza todas as características da sua matriz.
Actualmente, os defensores da clonagem humana apresentam essa técnica como uma opção reprodutiva para casais estéreis. Assim, um homem que não produz espermatozóide poderá ter uma célula sua de pele fundida com um óvulo esvaziado da sua mulher e esse embrião será transferido para o útero da mulher, `que apesar de não contribuir com a sua carga genética, contribuíra com o seu óvulo e o ventre. Ora, por que não?
Qualquer medicamento ou pratica