Clintes internos
Em algumas empresas acredita se que o cliente interno é menos importante que o cliente externo. As analises organizacionais e de mercado tem demonstrado justamente o contrario.
Os estudos tem mostrado que embora o cliente externo seja o alvo, o cliente interno é o instrumento para que o alvo seja plenamente atingido.
No entanto, para que o trabalhador exerça seu papel com eficiência e eficácia é preciso antes de tudo, que ele esteja satisfeito e comprometido com a organização.
Em “ A Importância do Cliente, YU, S.M.C” evidencia a relevância do funcionário, como cliente interno, no relacionamento com os clientes externos, na vida de uma empresa e cita que,"(...) O vinculo estreito entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes cria uma relação de co- responsabilidade entre empresa e os funcionários. Em função disso, a medida da satisfação dos funcionários proporciona um importante indicador dos esforços da empresa no sentido de melhorar a satisfação dos clientes e o desempenho operacional (...) ".
Por analogia deduz se que a empresa, que deseje proporcionar a satisfação dos seus clientes externos deve, prioritariamente, investir na formação, preparação e satisfação dos seus clientes internos, ou seja, dos trabalhadores. Neste sentido, GRIFFIN (1998) afirma que " Se você quiser realmente obter a fidelidade dos seus clientes encarregue sua equipe do desenvolvimento desta e forneça-lhe a autonomia, o treinamento, as informações, o apoio e as recompensas necessárias para que ela faça o que é de sua natureza. Seus funcionários são exactamente como seus clientes. Trate-os com respeito, permita que tomem suas próprias decisões e eles tratarão os seus clientes da mesma forma".
Com os clientes externos, sejam fornecedores ou consumidores, os empregados transmitem, quais os princípios éticos e morais que a empresa adopta e demonstram qual o nível de respeito que é oferecido aos clientes, isto independente da qualidade que os produtos