Trabalho De C
Introdução 1
1.1. Classe 4 – Contas a receber e a pagar 2
Conceito 2
2. Estudo das contas 3
2.1. Conta 4.1 – Clientes 3
2.2. Subcontas 4
3. Conta 4.2.Fornecedores 5
3.1. Subcontas 6
3.2. Conta Empréstimos Obtidos 6
3.3. Conta Estado 7
3.4. Impostos Sobre Rendimento 8
4. Apêndice 10
Conclusão 11
Referencias Bibliográficas 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema Classe 4 – Contas a receber e a pagar. Estas contas para Empresas e Instituições são consideradas um dos pilares básicos para a organização, pois as demostrações de resultados proporcionam uma visão ampla da situação da mesma. Em empresas sua finalidade é de abordar procedimentos e ferramentas de execução do trabalho e possíveis erros e fraudes comuns que ocorrem e que nesta conta patrimonial é tão importante.
Esse trabalho tem por objectivo geral identificar os principais tipos de controles internos de contas a receber que auxiliam a gestão de uma empresa. Em relação aos objectivos específicos, pretende-se:
• Caracterizar o controle interno de contas a receber de uma empresa;
• Apresentar as principais tarefas da teoria que são utilizadas na prática para o controle das contas a receber e a pagar.
Segundo Vielas (2009) "método, é um conjunto lógico de procedimentos racionais que orientam pensamentos para chegar-se a um determinado fim". Confrontando com a opinião de Lakatos e Markoni (2010) segundo a qual "método é o conjunto de acções que o espírito humano emprega na investigação e na demostração da verdade."
1.1. Classe 4 – Contas a receber e a pagar
Conceito
Destina-se a registar as operações relacionadas com cliente, fornecedores, estado e outros entes públicos, financiadores, accionistas bem como outras operações com terceiros que não tenham enquadramento em outras contas ou classes de contas específicas. Incluem – se ainda nessa classe de contas os diferimentos e as provisões.
Estas contas encontram-se arrumadas das seguintes forma:
a) Contas de terceiros que registam