AULA DE 25 01
Aula de 25/01 tarde
1. Resumo crítico do texto: a Gestão de Competências de Claudia Bittencourt
A autora discute o tema sobre gestão de competências, definindo competência mediante a visão de diferentes autores. Procurou esclarecer os principais conceitos de abordagens, permitindo ma reflexão acerca de sua importância.
Tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial para acompanhar e gerar as mudanças desejadas no ambiente organizacional, muitas empresas começam a repensar a gestão das competências. Nesse contexto, as tradicionais práticas de treinamento e desenvolvimento parecem não responder às novas demandas organizacionais.
Este texto aborda críticas e reflexões da gestão de competência. apresenta a Aprendizagem Organizacional como uma estratégia que busca viabilizar o desenvolvimento de competências gerenciais baseado nos princípios da interação, da articulação e da ênfase ao coletivo, característico dessa abordagem.
Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos autores destacados no artigo focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho).
2. Responda as perguntas abaixo (estas perguntas estão na página 256 do texto)
a) O que é competência?
Com base no texto há várias definições para competência. Uma análise de algumas das várias correntes de estudos expressas no artigo sobre a questão das competências permite relacionar o conceito de