CLIENTELISMO
2-O Coronelismo ocorreu em um momento histórico em que a transformação se deu pela Primeira República, que durou de 1889 até 1930, era mantida pelos coronéis em uma complexa rede de relações que vai desde o coronel até o presidente. O fato político é o federalismo e a conjuntura econômica era a decadência econômica dos fazendeiros. A manutenção do poder dos coronéis passava, então, a depender da presença do Estado, que expandia sua influência na proporção em que diminuía a dos donos de terra.
3-O governo de Vargas constituiu a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)como característica teve o controle da crise de 1929 e a racionalização burocrática do serviço público. Desta forma tinha como atribuição modernizar a máquina administrativa utilizando como instrumentos à afirmação dos princípios do mérito, a centralização, a separação entre público e privado (em resposta ao patrimonialismo), a hierarquia, a impessoalidade, a rigidez e universalidade das regras e a especialização e qualificação dos servidores.
4-O clientelismo é um tipo de relação politica em que uma pessoa (o patrão) dá a proteção á outra (cliente) em torno de apoio, ou seja,