Cleber Masson
Primeiramente, chamou-me a atenção o enfoque dados aos capítulos iniciais do volume 1. Nele são tratos assuntos que são cada vez mais cobrados em concursos. São eles os princípios do Direito Penal, sua Evolução Histórica, a história desse direito no Brasil, as escolas penais e a evolução doutrinária do Direito Penal. A abordagem é mesmo muito moderna, característica que é típica dos jovéns autores.
Gostei demais e sinto que posso ficar cada vez mais antenada aos novos princípios ou, até mesmo, os já conhecidos, mas que estão ganhando nova nomenclatura. Assim, já não vou ficar muito assutada quando isso cair em uma prova ou for lecionar. Um exemplo do que digo são os mandados de criminalização.
Insteresante também é nos trazer a discussão do Neokantismo penal e o Funcionalismo penal. Ressalto isso porque são poucos os livros-cursos que tratam desses temas. Geralmente, tais assuntos são tratados em livros separados que o concurseiro comum frequentemente não tem tempo de ler. Cleber Masson cuidou de nos poupar desse trabalhão e facilitou nossas vidas.
Houve espaço, também, para tratar de questões clássicas que eram pouco conhecidas, mas que puderam ter notoridade com tal coleção. Dentre elas, destaco a discussão que se trava entre a menoridade penal e os crimes militares, já que a legislação castrense demonstra diversos casos que são diferentes da legislação penal comum.