CLC7
Neste momento vivemos uma crise económica mundial que afecta os mercados mais importantes do mundo, mercados americanos, europeus. Durante anos a América foi considerada uma potência, intocável e de um poder económico inatingível, mesmo tendo passado por bancarrota, como a bancarrota de Wall street.
Quando vejo a recuperação destes países só me ocorre que as crises económicas são instauradas por capitalistas para gerar mais capitalismo.
Em momentos de crise o desespero das pessoas leva-as a tomar atitudes, investir em negócios que geram muito poder a um certo número de pessoas que estão ligadas a mafias. Empresas que prometem ganhos fáceis, que atuam com sistemas piramidais onde quem está no topo da pirâmide ganha milhares de dólares ou euros às custas do povo desesperado por um salario.
Aproveitam para introduzir no mercado novos produtos, a preços acessíveis, de má qualidade que à medida que o tempo vai passando a credibilidade perante o consumidor aumenta e na primeira oportunidade os preços disparam para um valor absurdo e as pessoas já habituadas e com confiança na marca, continuam a comprar sem se aperceberem sequer do preço abismal que estão a pagar por um produto que não vale o valor pedido.
Acredito que com o passar do tempo, com os novos meios de comunicação, como as redes sociais nomeadamente Facebook, haja um dilucidamento da população e esta se aperceba da rede em que o sistema se encontra e a mudança ocorra a favor da justiça.
Ana Catarina Sousa
T.J.C. 08