Alfred nobel
Introdução 3
Alfred Nobel (1833 – 1896) 4
A invenção da dinamite 6
O Prémio Nobel 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho relata a vida de um homem (Alfred Nobel), ilustre químico, fundador do Prémio Nobel. Aborda também as suas experiências químicas, como a realização da fórmula do Dinamite e da Nitroglicerina, factos importantes quanto à descoberta de novos explosivos. O aperfeiçoamento dos mesmos teve contribuições relevantes para a sociedade e desenvolvimento da indústria.
Dinamite (TNT) trinitrotolueno
← Substância explosiva, composta de nitroglicerina e de uma matéria neutra, ordinariamente siliciosa.
Nitroglicerina
← Nome comum de trinitrato de glicerol, resultante da substituição dos três radicais OH do glicerol, por outros tantos grupos NO3 do ácido nítrico, altamente explosiva e venenosa, solução alcoólica diluída, é vasodilatador.
Pólvora
← Mistura explosiva, construída de 75% de salitre (nitrado de potássio), 12% de carvão e 13% de enxofre moído.
Alfred Nobel (1833 – 1896)
Alfred Bernhard Nobel nasceu a 21 de Outubro de 1833 em Estocolmo, viveu na Finlândia, mas mais tarde foi para a Rússia, onde estudou.
Alfred Nobel, o criador do Prémio Nobel, nasceu numa década de efervescência tecnocientífica.
O grande interesse pela Literatura e pela Química fez com que fosse para o estrangeiro especializar-se na área de Engenharia Química.
No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro para a nitroglicerina, mas não obteve os resultados pretendidos.
Em 1863, com o objetivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo, regressou à sua terra natal. Tentou tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite* (Alfred Nobel: Us Patent).