Artigo Familia
Ana Valéria
Jaciara de Lira
Juciane Galdino
Juliana Fonsenca
Samara Cabral
1. INTRODUÇÃO
Dentro do tema família e escola temos o objetivo de abordar os aspectos que tais grupos contribuem para o desenvolvimento da criança, enfatizando a importância da família como agente primário de socialização nesse processo e trazendo relevância para os estilos parentais e seus reflexos no desenvolvimento dos filhos. Do mesmo modo tem-se como a finalidade de destacar o relevante papel da escola na formação da criança fazendo uma ponte de ligação entre alguns tipos de escolas e como seus respectivos modelos afetam na aprendizagem infantil. Observando-se a importância desses dois grupos faz-se necessário estabelecer a relação entre os mesmos e suas influência para a desenvolvimento da criança como um todo. Por fim torna-se imprescindível enfatizar o papel da psicopedagogia como uma área do conhecimento que focaliza seus estudos na aprendizagem e seu processo decorrente, bem como sua atuação dentro da família e escola.
2. O papel da família
A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais. É também considerada a primeira instituição social que, em conjunto com outras, busca assegurar a continuidade e o bem estar dos seus membros e da coletividade, incluindo a proteção e o bem estar da criança. A família é vista como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, idéias e significados que estão presentes nas sociedades.
Ela tem, portanto, um impacto significativo e uma forte influência no comportamento dos indivíduos, especialmente das crianças, que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e construir as suas relações sociais. No ambiente familiar, a criança aprende a administrar e resolver os conflitos, a controlar as emoções, a