Franquias de Empresas
INTRODUÇÃO 04
FRANQUIAS 05
1 O QUE É FRANQUIA 05
2 COMO IMPLANTAR UMA FRANQUIA 05
2.1 Como se tornar um franqueador 05
2.2 Como adquirir uma franquia 06
3 VANTAGENS E DESVANTAGENS 06
3.1 Vantagens para o franqueador 06
3.2 Desvantagens para o franqueador 06
3.3 Vantagens para o franqueado 07
3.4 Desvantagens para o franqueado 07
4 LEGISLAÇÃO DE FRANQUIAS 07
5 EXEMPLOS DE MARCAS FRANQUEADAS E ESTATISTICAS 11
5.1 As 25 maiores franquias do Brasil 11
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
FRANQUIAS
Desde o século XII já se observam práticas comerciais semelhantes ao sistema de franquias em Londres, mas oficialmente o sistema de franquias começou nos Estados Unidos após a Guerra Civil do país quando a empresa de máquinas de costura Singer criou uma rede de revendedores.
O QUE É FRANQUIA
O sistema de franquias se desenvolveu por soluções de empresários e administradores como resposta aos problemas que encontravam em seus negócios, e assim foi evoluindo naturalmente até chegarmos em duas gerações de sistemas de franquias.
Primeira Geração: Neste estágio as franquias possuem licença restrita ao uso da marca e distribuição do produto. O suporte mercadológico é quase mínimo. Esta primeira geração de franquias também é comumente chamada por Franquia de Marca.
Segunda Geração: Agora, além da licença restrita ao uso e distribuição da marca o empresário recebe também um certo suporte para operação do negócio. Direcionadas geralmente a comprar produtos diretamente de um único fornecedor, o Franqueador, com royalties já incluídos ao preço do pacote.
Muitas redes notaram que possibilitando maior suporte aos franqueados, sua marca tinha mais oportunidade competitiva, dessa forma, promoveram a evolução do sistema criando modelos de franquias de negócios formatados.
COMO IMPLANTAR UMA FRANQUIA
COMO SE TORNAR UM FRANQUEADOR
O