Planejamento Estratégico das Redes de Franquias Utilizando o E-commerce como Plataforma de Mercado
Faculdade de Economia e Administração
Planejamento Estratégico das Redes de Franquias Utilizando o E-commerce como Plataforma de Mercado.
Sumário
1. Problema
1.1. Introdução
1.2. Questão da Pesquisa
1.3. Objetivos
1.3.1. Objetivos Gerais
1.3.2. Objetivos Específicos
1.4. Justificativa
1.5. Limitações do Estudo
2. Revisão da Teoria
3. Referencial Bibliográfico
1. Problema
1.1. Introdução
Empreendedores brasileiros sofrem com o alto índice de mortalidade precoce de pequenas e médias empresas, segundo o SEBRAE (2010), 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade por motivos como o comportamento empreendedor pouco desenvolvido, falta de planejamento prévio, gestão deficiente do negócio, insuficiência de políticas de apoio, flutuações na conjuntura econômica, problemas pessoais, entre outros.
Esses empreendedores têm duas opções básicas: abrir seu próprio negócio; ou buscar associação em um sistema de franquias.
Franquias, segundo Maricato (2006), consistem na criação inteligente que permite o controle e a expansão rápida da produção ou comercialização da produção ou comercialização de produtos ou serviços, dispensando o uso de capital próprio significativo da empresa franqueadora e com riscos reduzidos para o empreendedor.
A definição de franquia contida no art. 2º da Lei nº 8.955, de 1994, é o sistema pelo qual um Franqueador cede ao Franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacionais desenvolvidos ou detidos pelo Franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício".
Com características de repasse do know how, processos e suporte legal, além da promulgação