A Revolução da Tecnologia da Informação – análise crítica da obra de Manuel Castells

704 palavras 3 páginas
No Capítulo 1 – A Revolução da Tecnologia da Informação – do livro “A Sociedade em Rede” , Manuel Castells introduz ao leitor o assunto que vai ser discutido ao longo do capítulo de uma forma clara e simples. Mostra que a tecnologia da informação (TI) é segundo ele “O conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação (hardware e softaware), telecomunicação e optoeletrônica”, ou seja, a área é bastante ampla, engloba muitos componentes. O que caracteriza esta revolução da tecnologia, é a aplicação das informações para geração de conhecimento e de dispositivos de processamento em um ciclo de realimentação cumulativo.
Alguns fatores podem ser comum com as duas revoluções, a da tecnologia, e a industrial, pois podemos ver um padrão de frequência alternada nas bases materiais da economia e sociedade das duas épocas.
Vemos também que temos várias diferenças entre elas: na revolução industrial temos uma característica territorial, enquanto a revolução da tecnologia da informação é global. Realçando também que no âmago dessas revoluções industriais havia uma inovação tecnológica, que no caso da primeira é a máquina a vapor e no caso da segunda é a descoberta da eletricidade. A rapidez com que se propagaram as duas revoluções, foram muito diferentes, pois vemos que a tecnologia já atingiu o mundo inteiro, dentro de poucos anos, enquanto na revolução industrial, tivemos um processo mais lento.
Por falar na rapidez com que o TI se propagou pelo mundo, podemos voltar alguns anos atrás e verificar o quanto isso é verdade. Pois a alguns anos atrás, 40 ou 50 anos, eram criados os computadores, que por incrível que pareça, só realizavam operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Em pouco tempo tudo foi diminuindo, aquele computador que ocupava uma sala inteira só para fazer cálculos, em poucos anos já era portátil, com muitas funções, criações de chips, microprocessadores, a internet foi criada e ai começou a grande ”ligação” no mundo

Relacionados