dificuldades da leitura e da escrita
Este trabalho foi proposto pela Professora y no âmbito do processo de avaliação da Unidade Curricular Dificuldades na Aprendizagem da leitura e da escrita, do Curso de Mestrado de Educação Especial.
O objetivo deste trabalho consistirá em apresentar um estudo de caso de uma aluna que manifesta dificuldades ao nível da leitura e da escrita.
Começarei por fazer um enquadramento teórico, seguidamente irei fazer a caracterização da aluna que me proponho avaliar e tentarei identificar quais as suas dificuldades e posteriormente irei fazer o seu perfil salientando às suas áreas mais fortes e mais fracas e depois farei a planificação da intervenção no sentido de responder às suas dificuldades.
Hierarquia da linguagem (Mykelbust, 1978, in Fonseca, 1999)
Linguagem visual expressiva (escrita)
Linguagem visual recetiva (leitura)
O sistema linguístico é adquirido de forma espontânea e natural e a sua aquisição implica a apreensão de regras específicas do sistema linguístico da língua materna do indivíduo.
Nesta aprendizagem das regras deve ter-se em conta: Forma: fonologia, morfologia, sintaxe Conteúdo: semântica Uso: pragmática
A linguagem e o seu desenvolvimento dependem na mesma medida de um sistema de produção e de um sistema de perceção
“Remontam aos anos 60 os primeiros estudos que evidenciavam as dificuldades infantis em manipular as unidades fonéticas da fala (Bruce, 1964). O conceito de consciência fonológica pode ser definido, genericamente, como a capacidade para conscientemente manipular (mover, combinar ou suprimir) os elementos sonoros das palavras orais (Tunmer & Rohl, 1991). consciência fonológica permite a apreensão de unidades de diferentes dimensões: sílabas, unidades intra-silábicas fonemas abrange todos os tipos de consciência dos sons que compõem o sistema de uma determinada língua: a consciência fonémica, a