Artigo Familia
A palavra família possui somente um significado geral, o de conjunto, seja ele de todos os parentes de uma pessoa, de pais e filhos, de pessoas ligadas pelo casamento ou de pessoas que vivem na mesma casa, mas no âmbito geral do contexto, todos retratam a união.
Com o passar das décadas, a família vem sofrendo grandes mudanças, mas em grande parte destas, são mudanças positivas e que auxiliaram a tornar a família moderna. Mas para falarmos da família atual, vamos falar da evolução, que esta ligada a história da nossa civilização a necessidade do homem em ter relações de uma maneira estável.
A família é a unidade social mais antiga que se tem conhecimento do ser humano, mas antes de falar destas questões, se faz necessário detalhá-las, compreendendo a evolução, as mudanças e tudo que se fez tornar a atual família.
1.1 CONCEITO DE FAMÍLIA
Desde o surgimento, compreendemos família como um conjunto de pessoas com grau de parentesco entre elas com convivência no mesmo lar. Uma família nos moldes atuais é composta pela mãe, pai e filhos, sendo considerada assim uma instituição a qual é responsável por promover o comportamento social e moral, além da educação dos respectivos filhos do casal.
É premissa básica, ao passo que também incontroversa que, o ser humano, ao receber o dom da vida, esta ligado de alguma maneira ao seio familiar, considerado como “estrutura básica social. 1
O vínculo que une o centro familiar esta ligado diretamente ao íntimo do homem, que, pelo seu instinto de perpetuar sua espécie ou pelo simples fato do medo da solidão, decide unir-se em busca de conforto e afeto, estes, que são os primórdios necessários para a iniciação da família.
A família tem um papel importante no desenvolvimento dos filhos, pois, é no meio familiar que serão transmitidos os valores fundamentais que servirão para o desenvolvimento moral das crianças, sendo assim, o ambiente familiar deve ser um local amoroso, harmônico, com afeto e proteção dos