macroambiente
É importante definir o estado desejado e o pleno conhecimento do estado atual da organização. Estado desejado (ED) é onde a organização deve chegar para ser eficaz e competitiva, e estado atual (EA) é onde a organização se encontra atualmente. O monitoramenteo de metodologias e técnicas para determinar o EA e o ED deve ser realizado através das ações estratégicas.
A administração estratégica envolve três níveis de análise: o macroambiente da empresa, o setor em que ela opera e a empresa em si. Esses níveis estão representados na Figura 2.1. Este capítulo trata dos dois primeiros níveis - o macroambiente e o setor em que a empresa opera.
Toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais. Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o macroambiente das empresas. Como essas forças são muito dinâmicas, suas constantes mudanças criam milhares de oportunidades e ameaças ou restrições para os administradores estratégicos.
Quanto maior o poder de ação da organização, mais próximo o Ambiente da Organização encontra-se do Macroambiente.
Cada empresa também opera dentro de um ambiente mais específico denominado setor industrial: um grupo de empresas que produzem mercadorias ou oferecem serviços concorrentes. A estrutura de um setor influencia a intensidade da competição entre as empresas que dele fazem parte, impondo algumas restrições em suas operações e oferecendo várias oportunidades para que as empresas bem administradas obtenham vantagens sobre suas concorrentes. O sucesso da administração depende da criação de um elo entre a empresa e seu ambiente externo por mio de atividades de análise ambiental.
ANÁLISE DO MACROAMBIENTE
Todas as empresas são afetadas por quatro forças macroambientais: as político-legais, as econômicas, as tecnológicas e as sociais. Embora algumas vezes organizações muito grandes (ou