Trabalho de literatura
TVO1 /Pendão Nº12 Fátima Santos
Orientação da Leitura --- MIA COUTO
1ª Pergunta----- Para o escritor terá sido mais marcante o facto de ter sido filho de uma família de emigrantes portugueses no princípio da década de 50. Fala também que a família enriqueceu no período da guerra com garagens e negócios ligados a automóveis. Marcou-o também o fato dos brancos naquela época em Moçambique serem muito racistas, e das diferenças vividas pelos pretos por causa do Apartheid.
2ª Pergunta---- O escritor já adulto publicou um livro em 1983 contestando o domínio absoluto da poesia militante e panfletária e narrou em livros algumas histórias que lhe foram contadas quando criança e que lhe deixaram marcas.
3ª Pergunta---- O seu primeiro livro destacou dos demais em Moçambique nessa época porque todos os outros falavam do Marxismo, dos operários, enfim da revolução que se vivia nessa época, e ele resolveu escrever sobre poesia íntima, intimista e lírica, pois ele fez um livro onde falava de poesia de vanguarda sem abordar muito o tema política.
Orientação da Leitura----- Sofia de Melo Breyner Andersen
1ª Pergunta----- A escritora começa o texto dizendo que durante a Informação passava os verões na praia da Granja e isso influenciou-a na escrita dos seus poemas e contos.
2ª Pergunta---- O que a levou a escrever histórias para crianças foi devido aos seus filhos que tiveram sarampo e ela tinha que entretê-los. Ela ao lhes contar histórias infantis ou seja ao ler os livros infantis não ficou satisfeita com a linguagem, sentimentalismo e nem a mensagem que os livros transmitiam ás crianças, e deste modo inspirou-se nas histórias da sua infância e decidiu escrever os seus próprios contos infantis.
REFLEXÃO ENTRE A BIOGRAFIA E A AUTOBIOGRAFIA DE SOFIA BREYNER
1ª Pergunta --- O segundo texto permite melhor conhecer o percurso de vida da autora, pois começa por falar das