claudete
Cabe ao CREAS o acompanhamento do adolescente, contribuindo no trabalho de responsabilização quanto ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas especificas.
De acordo com o Estatuto da criança e do Adolescente, as medidas sócio educativas podem acontecer em liberdade, em meio aberto ou sob internação. As medidas privativas de liberdade têm caráter pedagógico, sem deixar de ser repressivas.
Executar, direta ou indiretamente, as medidas sócio educativas com eficiência, eficácia e efetividade, garantindo os direitos previstos em lei e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social como protagonista de sua história.
Ao ser feito uma análise no campo onde se trabalha a questão sócio educativa dentro dos Creas (Centro de referência especializado de assistência social) juntamente com o Cras (Centro de referência de assistência social ) ; temos em realidade a falta de interesse e compromisso dos adolescentes cumpridores de medida sócio educativa.
De acordo com o sinase (sistema nacional de atendimento socioeducativo) elaborar o projeto (NOME... ) onde nos traz a capacitação desse adolescentes para o mercado de trabalho com cursos que os interesse como (nomes dos cursos ....)contribuindo para o cumprimento das horas estipuladas no PIA (Plano individual de atendimento) .
*propondo nova visão de mundo a esses adolescentes , mostrando sua capacidade intelectual;
*demonstrar o quanto e importante a educação;
* prazo dentro de um ano pra ver se vai dar certo (exemplo);
*contando com o apoio da família ;
*ele cumprira o que for prposto pela equipe do cras